Associação de Solidariedade Social Seja bem-vindo!

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2014

 

Uma centena de participantes convocou a alegria

Animação, convívio e iniciativa comunitária

 

A Quinta de Lameirões e a Penafiel Solidário - Associação de Solidariedade Social apresentaram no passado sábado, dia 27 de Setembro, a rota agrícola e realizaram uma desfolhada. Ao longo da rota, envolvida pela paisagem campestre, junto da margem do rio Tâmega, decorreram diversas atividades pela Quinta de Lameirões e zona envolvente, em Boelhe e Rio de Moinhos, ambas freguesias do concelho de Penafiel.

O evento integrou ainda diversos workshops de enriquecimentos, com os temas: Prove; Produtos da Nossa Terra; cultivo da vinha na quinta e seus derivados; plantas aromáticas e infusões e ”momentos zen”; recursos cinegéticos no concelho; exploração pecuária, de bovinos de produção de leite; e troncos com cogumelos shitake.

A iniciativa terminou na zona de lazer da Quinta de Lameirões com um “verde d´honra” acompanhado de lanche-convívio para todos os participantes.

Para os mais novos, enquanto decorreu a rota agrícola pedestre, houve lugar a um atelier de recriação de desfolhada para as crianças e visita aos animais da quinta, sob acompanhamento de duas educadoras.

Ao início da noite foi recreada uma desfolhada à moda antiga com danças e cantares alusivos e merenda tradicional, proporcionada pela Quinta de Lameirões e a Penafiel Solidário - Associação de Solidariedade Social, animada pelo Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos - Penafiel.

Tratando-se de um dia para retemperar energias e proporcionar um encontro inter-geracional de convívio e animação entre os presentes, os grandes objectivos desta iniciativa foram atingidos e nem mesmo a chuva foi motivo desmobilizador. Dos zero aos 90, porque a heterogeneidade de idades foi uma das marcas do encontro, todos contemplaram a impar e natural beleza do espaço.

As inscrições foram gratuitas e esta iniciativa teve a colaboração do Município de Penafiel, Ader-Sousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, Associação de Caçadores do Vale do Tâmega, Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Plantas Aromáticas Aluisa e Quinta da Granja, contando ainda com o apoio das juntas de freguesias de Boelhe e da Vila de Rio de Moinhos, da delegação da Casa do Pessoal da RTP-Porto e da Penafiel TV.

A Penafiel Solidário - Associação de Solidariedade Social agradece o empenho e todos os cuidados na preparação e organização da iniciativa, reconhecidamente à Quinta de Lameirões, nas pessoas do Sr. Manuel Neves, Marisa Freitas e seus familiares, ao Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos, às educadoras, voluntários, participantes e demais entidades que se associaram e apoiaram o evento. A todos, a direcção agradece a colaboração e parceria.

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por penafielsolidario às 20:03
link do post | comentar | | favorito

pesquisar
 
Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
20

21
22
23
24
25
26
27

28
30


links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro