Associação de Solidariedade Social Seja bem-vindo!

Quarta-feira, 20 de Junho de 2012

 

“Nem todos podemos fazer grandes coisas, mas podemos fazer pequenas coisas com muito amor.” Por: Madre Teresa de Calcutá.

 

Quando o cenário nos parece escurecer de dia para dia, como se uma nuvem lentamente se arrastasse para cima do nosso sol, primeiro levando apenas aluz brilhante que nos aquece e conforta mas gradualmente escurecendo e arrefecendo a nossa existência, levando os sorrisos e a esperança, há quem faça fogueiras e distribua lanternas para iluminar e aquecer um pouco as nossas vidas.

 

Há agora uma luz que brilha sobre todos os Penafidelenses e que se dá pelo nome de "Penafiel Solidário – Associação de Solidariedade Social". Pretende tratar-se de uma nova instituição particular de solidariedade social (IPSS), título entretanto requerido, que “nasceu com a vontade de ajudar o próximo, motivo pelo qual, um grupo de amigos uniu-se para a sua constituição”, relata Germano Ferreira, Presidente da Associação. A direcção da associação é constituída ainda por Rosa Maria da Rocha (Vice-Presidente), Maria Dulce Cancela (Tesoureira), Olinda Maria Neves Almeida (Secretária) e Maria Rosa Ferreira (Vogal). Sediada em Rio de Moinhos, a "Penafiel Solidário" pretende prestar serviços a toda a população do concelho de Penafiel.

 

Constituída a 6 de Março de 2012, a "Penafiel Solidário" tem em funcionamento uma loja social desde 2010, aberta aquando da primeira reunião dos associados, em 23 de Outubro desse mesmo ano. Embora não tenha, presentemente, um horário fixo de atendimento ao público, a loja é aberta sempre que necessário e/ou solicitado. Funciona, actualmente, no Salão Paroquial de Rio de Moinhos mas a associação prevê, num futuro próximo, transferir o seu funcionamento para o Edifício Firmamento, na Avenida de Cans, em Rio de Moinhos e fixar a sexta-feira à tarde e todo o dia de sábado como horários de atendimento, de modo a dinamizar a sua interacção com a população.

 

Numa época em que cada vez mais se sentem os efeitos da crise financeira, a associação "Penafiel Solidário" pretende apoiar, sobretudo, as famílias mais atingidas e com menos protecção social, através de acções que passam por criar e manter as seguintes actividades:

. Centro de dia;

. Serviço de apoio domiciliário;

. Lar de Idosos;

. Creche;

. Gabinete de Apoio à Comunidade;

. Formação Profissional;

. Empresa de Inserção Social;

. Loja Social;

. Valências de apoio a cidadãos portadores de deficiências;

. Gabinete de Promoção da Igualdade de Género e Combate da Violência Doméstica;

. outras, socialmente necessárias.

  

No passado dia 9 de Junho teve lugar o primeiro evento social da associação

 

O Salão Paroquial de Rio de Moinhos acolheu, sob a forma de um desfile de moda, o primeiro evento social da "Penafiel Solidário", contando com o patrocínio de várias lojas comerciais e outras instituições da região, com a participação de inúmeras pessoas que se disponibilizaram para desfilar os diversos tipos de vestuário, calçado e acessórios, fornecidos pelas lojas patrocinadoras.

 

O próximo evento social será sob a forma de um jantar solidário, numa quinta em Paço de Sousa. Do plano de actividades da associação, consta também a organização de alguns seminários, a decorrer em data a definir.

 

E como na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (lei de Lavoisier), a associação apela à generosidade de toda a população penafidelense, que poderá contribuir com bens de que não necessite (roupa, calçado, brinquedos, mobília, alimentos, outros) para que também ela possa prestar um apoio mais generoso à população. Como referiu Madre Teresa de Calcutá “o que conta não é quanto oferecemos, mas quanto amor colocamos em oferecer”.

 

A "Penafiel Solidário" pode ser contactada directamente, através dos membros da direcção. A associação pode ainda ser encontrada nos seguintes endereços:

. Morada: Rua do Outeiro, n.º 145, 4575-497 Rio de Moinhos PNF

. E-Mail: penafielsolidario@gmail.com

. Weblog: http://penafielsolidario.blogs.sapo.pt

. Redes Sociais: https://www.facebook.com/penafiel.solidario

. ou, contactada através do seguinte número de telemóvel: 914 909 160.

 

A mensagem deixada pelo presidente da Penafiel Solidário aos leitores d’"O Moinho" é de que “sempre que necessitem de algum tipo de ajuda, que esteja ao alcance da Associação Penafiel Solidário, podem contar connosco.” Finalizam com o apelo de ajuda à "Penafiel Solidário" pela comunidade ao próximo, agradecendo todo o apoio já disponibilizado.

link: http://jornalomoinho.com (Notícias de Rio de Moinhos - Penafiel)

 

publicado por penafielsolidario às 13:33
link do post | comentar | | favorito

pesquisar
 
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


links

blogs SAPO


Universidade de Aveiro